top of page
hucff-obra-ufrj.jpg
GOVERNANÇA CORPORATIVA

Governança corporativa

​

O Fundo Patrimonial Amigos do Hospital do Fundão foi concebido de maneira a possuir uma estrutura e um modelo de atuação diferenciados, que pudessem trazer ao HUCFF uma inteligência na captação e alocação de recursos que não é contemplada nos moldes de gestão habituais. Parte-se da ideia básica de que as pessoas que almejam apoiar o fundo através de doações também possuem grande competência e capacidade para auxiliar na sua gestão, contribuindo com o processo decisório de alocação dos recursos destinados a projetos em prol do Hospital. 

​

​

 

A base dos órgãos de governança é a Assembleia Geral. Suas decisões são soberanas e são sempre tomadas democraticamente, de acordo com a vontade de seus associados. Já o associado é a figura que, de fato, realizou doação significativa ao Amigos do Hospital do Fundão. Cabe à Assembleia decisões fundamentais como alterações estatutárias e escolha dos membros do Conselho Deliberativo.

 

O Conselho Deliberativo é responsável por decidir as estratégias e prioridades de atuação da associação. Tem responsabilidades diretas sobre a escolha dos projetos que serão apoiados, e sobre o orçamento do fundo. Ademais, ele também tem a importante função de definir os membros da Diretoria.

 

A Diretoria é o órgão cujas funções são as mais abrangentes de toda a estrutura de governança. Suas ações dão caráter ao fundo, contribuindo para captação de recursos, apoio ao conselho no tocante às decisões estratégicas e realização de tarefas do dia-a-dia que conduzam à perpetuação da associação. Vale lembrar que a Diretoria também é responsável pela nobre tarefa de elaborar e submeter ao Conselho os balanços e demonstrações financeiras da associação.

​

O Conselho Fiscal será formado, preferencialmente, por pessoas com formação na área contábil, financeira ou administrativa, ou ainda que possuam experiência na área empresarial, escolhidos entre pessoas não associadas da Associação. Tem por atribuição fiscalizar todos os atos praticados pelos órgãos de administração da Associação, propondo medidas que colaborem com o seu
equilíbrio financeiro, tendo em vista eficiência, transparência e qualidade de consecução de seus objetivos sociais.

​

O Amigos do Hospital do Fundão conta ainda com um Comitê de Investimentos, formado por (três) membros idôneos e com notória competência em administração patrimonial e de recursos. Este comitê, com reuniões periódicas, é responsável por propor ao Conselho Deliberativo uma Política de Investimentos – um documento formal e público, que estabelece as diretrizes das aplicações dos recursos do fundo patrimonial. Cabe a este comitê tomar as decisões de investimento à luz da Política aprovada pelo Conselho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Infografico Amigos do Hosp do Fundao.jpg

Conheça mais sobre a estrutura do Amigos do Hospital do Fundão no nosso Estatuto

bottom of page